quinta-feira, 11 de abril de 2013

  Muito se fala sobre o amor, ao buscar encontramos varias formas de entender essa palavra/sentimento e de exemplificar, mas qual seria o caminho certo? Para chegarmos a falar sobre um tipo de homem ou mulher que se decidiu por amar precisamos primeiro entender o significado dessa palavra para nós Cristãos.
  Na tradução do grego antigo e do grego moderno existem três palavras distintas para amor: 
Eros que se trata do amor romântico, o amor físico entre homem e mulher. O Filia que como define Aristóteles é o amor da amizade, da confiança e da lealdade, um amor desapaixonado. E o Ágape, é um sentimento mais forte, mais comprometido do que o Eros e o Filia, pode-se também entender como o amor de Deus ao entregar seu filho na morte em cruz, ou como aparece em várias passagens da bíblia grega como o amor de Jesus por seus discípulos, quando João define a natureza do amor de Deus, que Deus é luz e precisamos amar uns aos outros como Deus nos amou ou então quando Jesus questiona a Pedro três vezes se ele o ama.
  Agora podemos questionar, tudo bem, tudo isso é muito bonito, mas como aplicar aos dias de hoje? Em um mundo que prega a banalização do amor, um mundo que prega a revolução sexual e o uso do próximo para obter prazer? A resposta continua a mesma, espelhar-se em Jesus, espelhar-se nos santos que deram sua vida por amor a Jesus, e aos casais que entregam suas vidas ao Senhor para viverem esse amor juntos.
  São João da Cruz, frade carmelita e um dos maiores teólogos místicos da religiosidade, proclamado Doutor da igreja por Pio XI fala sobre o amor: "O amor é a inclinação, a força e a virtude de que a alma se serve para ir a Deus, pois é por meio dele que ela se une a Ele." ou "Onde não há amor, coloque amor, que colherás amor". 
  O mandamento é único e simples, amar ao próximo como a ti mesmo, nessas frases todas vemos a dimensão da decisão, ame com todas as suas forças, e não apenas o amor físico pela sua(seu) namorada(o), também o amor a um amigo, a família, até a quem não nos damos tão bem, é preciso decisão. Se amor gera amor, está ai o sentido da verdadeira felicidade. Ser instrumento de Deus na vida do irmão, cuidar, causar um sorriso em alguém tudo isso são "sintomas" de amor. 
  No inicio deste texto foi dito que falaríamos sobre um tipo de homem que se decidiu por amar, portanto quem tiver a oportunidade leia a primeira carta de João, ou um dos evangelhos, João mostra completamente a intensidade com que Deus nos amou, realmente como filhos, e para os evangelhos a vida e morte de Jesus Cristo, um homem que decidiu amar e se entregar por esse amor, por isso chamamos A Paixão de Cristo, por amor, este Homem, filho do Homem se entregou a uma dolorosa paixão para salvar a todos nós. Aí está o verdadeiro espelho a seguir.
  Se você está procurando uma formula certa para ser feliz no namoro passo a passo, rsrs, me desculpem por frustra-los, mas não existe nada fora da decisão pelo amor, e se espelhando no amor de Deus. Irmãos, é simples a dinâmica do amor: Ame, ame e ame, pois semeando amor colhemos amor como diz São João da Cruz, e não digo apenas pelo receber, mas por se doar também, a partir da decisão do amor, nos tornamos homens e mulheres dignos de viver o amor, ao amar o próximo aprendemos a cuidar, respeitar, tratar com dignidade, viver a castidade, a caridade e lutar pela salvação do teu próximo. Quem batalha por um namoro nesses caminhos que citei, não se frustra, pois está cumprindo a vontade de Deus, vive um namoro santo, um namoro que trará a maior felicidade que jamais conheceremos em qualquer outro lugar.


Autor: Rodrigo L. Machado
  

0 comentários:

Postar um comentário