sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

               
               Boa tarde amados e amadas! A paz de nosso Senhor e o amor de Maria!
O tema que escolhi para falar hoje foi a minha pregação ontem, no Grupo de Oração que coordeno. Quem tiver curiosidade, pode encontrar lá em Mt 19:3-9.

                Vamos falar e entender o que é o MATRIMÔNIO. O matrimônio é o sexto sacramento da doutrina católica, que santifica a união indissolúvel entre um homem e uma mulher cristão, e concede-lhe a graça para cumprir fielmente seus deveres de esposos de pais. Mas hoje em dia, será que o matrimônio é uma união duradoura? Será que o matrimônio sobrevive a todos os problemas e dificuldades no meio familiar? Infelizmente não.
                Hoje o homem está, simbolicamente, separando o que Deus uniu por meio do “tal” divórcio. Eu digo simbolicamente, pois o matrimônio não é algo que o homem pode colocar um fim, assim como o evangelista São Marcos nos relata no capítulo 10, versículo 9, quando Jesus disse:
Não separe, pois, o homem o que Deus uniu."
            Cheguei a conclusão de que o matrimônio é como a vegetação do nosso Brasil. Nos anos 60,70, o matrimônio era rico em sentimentos, demonstrações verdadeiras de carinho e afeto, como as florestas, que eram cheias de belas árvores e espécies. Hoje, a maioria dos matrimônios se encontram desfalecidos, mortos pela ausência da compreensão, da fidelidade, e principalmente, do amor; estão como a maioria de nossas florestas, desmatadas  e com espécies extintas.
            Mas não podemos deixar que tudo isso tenha um fim, afinal, o amor prevalece. Mas eu fico pensando, e o exemplo para as gerações futuras? E o exemplo para os filhos de casais que tem problemas no matrimônio? Infelizmente, se não há fé em Deus, não há superação, e se não há superação, não há vitórias...
            É necessário que um matrimônio (vale também para o namoro), nas condições atuais do nosso modelo de vida, tenha pelo menos, três objetivos e requisitos: COMPREENSÃO, FIDELIDADE, E RESPONSABILIDADE. Vou explicar melhor. Como pode dar certo uma relação onde você não ouve as adversidades do(a) seu/sua parceiro(a) com o intuito de entendê-lo(a) para depois ajudá-lo(a)? Como pode dar certo uma relação onde você vive com uma pessoa mas procura outra para te satisfazer em apenas alguns momentos, deixando ao relento quem se propôs a estar com você até o fim dos tempos? Como pode dar certo uma relação se você não respeita os seus limites e também os limites doo(a) seu/sua parceiro(a)?
            Essa não é uma missão impossível. Para conseguir manter esses três requisitos, é necessário mais um: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, pois quem ama a Deus ama a si mesmo, e quem ama a si mesmo, ama o teu próximo e o respeita.
            Pensem nisso.
            Fiquem com Deus e até a próxima postagem.

POR: Edinho Vieira

0 comentários:

Postar um comentário